sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Prefeito de Aroeira é eleito presidente do Consórcio de Saúde



O prefeito de Aroeiras, Gilseppe de Oliveira Sousa, é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental (Ciscor). A eleição ocorreu no dia 20, na sede do órgão na cidade de Queimadas. Até o final de 2012 ele comandará o Consórcio que presta atendimento médico a uma população de cerca de 117 mil pessoas. O vice-presidente é prefeito de Queimadas, José Carlos de Sousa, e o secretário geral, o de Cabaceiras, Ricardo Aires.

O gestor ressaltou que uma de suas prioridades será aumentar o número de cidades integradas ao Ciscor e aumentar as especialidades disponibilizadas. “Vamos tentar envolver novos municípios para que esse benefício seja estendido a um número maior de pessoas. Vou entrar em contato com o os prefeitos de Natuba, Umbuzeiro, Barra de São Miguel e esclarecer como funciona o Consórcio, mostrando o sucesso que ele é. Também estaremos procurando estender as especialidades médicas dar uma cobertura maior na área de saúde”, declarou. 

O novo presidente ressaltou, no entanto, que irá tentar compor também, juntamente com os municípios da região, um consórcio para construir um aterro sanitário. “O lixo hoje é uma questão de saúde pública e o Ministério Público tem cobrado muito dos prefeitos. Sabemos que os gestores sozinhos não têm condições de implantar um aterro sanitário. É necessário que a gente se reúna através de consórcio, pois juntos, fica mais fácil de conseguir recursos e de resolver essa problemática dos resíduos sólidos que atinge todo país”, frisou.

Hoje o Ciscor disponibiliza aos seus usuários atendimento médico nas especialidades de dermatologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia, reumatologia, cardiologia, ultrassonografia, urologia e endocrinologia.

Prestação de contas - Antes da eleição o secretário financeiro do Ciscor, Luiz Carlos Gomes fez uma prestação de contas dos serviços realizados nos últimos dois anos, em que o prefeito de Queimadas esteve no comando. Entre os números citados, ele apresentou o aumento no atendimento que aconteceu nos últimos anos. “Houve também um aumento dos números de municípios filiados, correspondente a 80%. Em 2009 eram apenas cinco, e em 2010, já são dez. Em 2008, foram prestados 6.245 atendimentos, no ano passado 10.137, e esse ano já são 10.907 atendimentos”, afirmou.

A coordenadora do Ciscor, Niedja Rodrigues, também esteve presente e revelou que os consorciados poderão ter novas especialidades já no próximo ano. “Na próxima semana estaremos nos reunindo com as secretárias municipais para aumentar o número de procedimentos e as especialidades. Vamos tentar incluir oftalmologia, cirurgias e também ginecologia, para dar uma cobertura completa a saúde da mulher”, informou.

Niedja esclareceu que o Ciscor poderá também passar a doar óculos aos atendidos pelos oftalmologistas. “Já existe um interesse da parte dos  prefeitos e secretários, pois lidamos com uma população carente que as vezes tem acesso a consulta, mas não tem o óculos. Então nessa reunião o presidente Giuseppe, mostrou também o interesse para que o Consórcio possa prestar esse serviço”, declarou.

Giovannia Brito
Assessoria de imprensa Amcap
3322 3130

Nenhum comentário:

Postar um comentário